Pular para o conteúdo principal

Visão de mundo e de pessoa: Existencialismo e Gestalt-terapia


Olá gente! O tema de hoje é existencialismo e Gestalt-terapia

   A Gestalt-terapia utiliza muitos conceitos do existencialismo na sua compressão de ser humano, sendo este uma filosofia de base da Gestalt.
   Entre esses conceitos está a concepção de que o ser humano é um ser que se constrói, sendo assim, não nasce pronto, com uma personalidade pré-determinada, mas pelo contrário, se constitui a partir das suas relações e de suas escolhas. (Então não tem essa de síndrome da Gabriela de “eu nasci assim, eu cresci assim, vou ser sempre assim, Gabrieeela, sempre Gabrieela).
   Aproveitando a deixa tem outro conceito fundamental com relação ao ser humano que é a liberdade de escolha, ou seja, todos nós escolhemos o tempo todo e somos responsáveis por essas escolhas e por suas consequências.  (Então você não nasceu assim, cresceu assim e vai ser sempre assim, na verdade você escolhe ser assim e permanecer assim).


Nossa que polemico!

Calma!

   É claro que existem diversas questões no contexto que influenciam na nossa forma de ser e muitas vezes nos encontramos em momento que não gostaríamos de apresentar alguns comportamentos e sintomas que acabamos apresentando. A psicoterapia auxilia justamente nestes momentos e surge muitas vezes com forma de confirmar que o individuo não precisa continuar da forma que está, mas como não consegue uma mudança sozinho procura um auxilio com um psicólogo. Ir ao psicólogo é uma forma de escolha, é uma decisão de que não é mais dessa forma que quero ser, ou que quero estar.
   Assim se o ser humano é um eterno vir-a-ser, se esta sempre em construção e mudança é também um ser de possibilidades e potencialidades. Pode se desenvolver e transformar sua vida e sua realidade. Não sendo assim, nem ele, nem sua vida, obra do acaso, mas consequência de suas escolhas e atitudes frente aos diversos acasos impostos pela vida (facticidades: como família onde nasceu, país, momento histórico, finitude da vida, etc.)

   Então levanta, sacode a poeira e dá a volta por cima! Segure as rédeas de sua vida e escolha como quer vivê-la  e o que pode fazer para alcançar seus sonhos. Pelo menos assim temos a possibilidade de abertura para o novo e para a vida, abertura á mudanças naquilo que não nos agrada. Ah, e poder, já que a escolha e a responsabilidade estão em nossas mãos, temos o poder da mudança. Se ainda assim for difícil, procure um psicólogo, ele sempre pode oferecer uma ajuda nas nossas limitações.

Por hoje é só!

Logo, logo terá vídeo no canal sobre o existencialismo. Então se inscrevam lá pra não perderem as atualizações:

 https://www.youtube.com/channel/UCyDIg1MGxr8OXMJHbGvfKew


Beijos, abraços e até mais!

Comentários

  1. Agora sou um seguidor do teu Blog...parabéns pelo conteúdo!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Márcio! Fico feliz que tenha gostado! Caso tenha sugestão de temas para serem abordados, fique a vontade! Abraços e até mais :)

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

HUMANISMO E GESTALT-TERAPIA

O humanismo é um movimento que se inicia no século XV com a ideia renascentista de dignidade do homem, considerando-o como centro do Universo. A visão humanista não rompe a relação entre homem e natureza, mas considera o homem um ser natural diferente dos demais, afinal é racional e livre, sendo assim, agente ético, político, técnico e artístico (CHAUI, 2000). Neste momento histórico, começa uma mudança de perspectiva, onde o foco de estudo e preocupação deixa de ser os Deuses e a natureza e passa a ser o humano. Tempos depois, por volta das décadas de 1950 e 1960, a psicologia se apropria da concepção humanista, utilizando seus conceitos e forma de compreensão do ser humano na atuação psicológica e no embasamento de diversas abordagens. Surge então essa terceira via em contrapartida com o Behaviorismo e a Psicanálise. A Gestalt-terapia é uma das abordagens consideradas humanista, que por sua vez, faz uso dos princípios do humanismo no fundamento de seu conceito de pessoa. As...

Vamos fechar essa Gestalt!

Olá Gente! Vamos fechar essa Gestalt! Da mesma forma em que tendemos a "fechar" as imagens, mobilizando energia para este fechamento, em nossas vidas tendemos também a fechar situações e necessidades que em algum momento foram abertas. Comemos para matar a fome, bebemos para matar a sede, nos relacionamos para atender uma série de necessidade psicológicas e afetivas. A identificação das Gestalten abertas (necessidades) é um processo fundamental que todos devemos fazer continuamente. A terapia muitas vezes resgata essa possibilidade de identificação. Uma vez identificada, torna-se mais fácil planejar uma ação para finalmente fechá-la. Gestalt aberta gera mobilização de energia. Nos afeta diariamente em busca de um fechamento.  Sabe aquele término de namoro que ainda não está bem resolvido. Aquela amiga que se afastou e vocês nem puderam conversar sobre o que aconteceu. Aquele curso que foi trancado, aquele sonho meio apagado, na verdade est...