Olá Gente!
Da mesma forma em que tendemos a "fechar" as imagens, mobilizando energia para este fechamento, em nossas vidas tendemos também a fechar situações e necessidades que em algum momento foram abertas. Comemos para matar a fome, bebemos para matar a sede, nos relacionamos para atender uma série de necessidade psicológicas e afetivas.
A identificação das Gestalten abertas (necessidades) é um processo fundamental que todos devemos fazer continuamente. A terapia muitas vezes resgata essa possibilidade de identificação. Uma vez identificada, torna-se mais fácil planejar uma ação para finalmente fechá-la.
Gestalt aberta gera mobilização de energia. Nos afeta diariamente em busca de um fechamento.
Sabe aquele término de namoro que ainda não está bem resolvido. Aquela amiga que se afastou e vocês nem puderam conversar sobre o que aconteceu. Aquele curso que foi trancado, aquele sonho meio apagado, na verdade estão aqui. Implorando por fechamento. Mobilizando sua energia e deixando uma sensação de incompletude. Abrir e fechar Gestalt é um processo contínuo, só finda com a morte. Até porque após a formatura (Gestalt fechada), há uma nova experiência, o recém formado, o mercado de trabalho (Gestal aberta).
Vida é abertura e fechamento de Gestalten. Entretanto se muitas Gestalten ficam abertas pelo decorrer do caminho da vida, minha energia fica presa ao passado, dificultando a continuidade do caminhar. O fechamento de Gestalt permite abertura a novas experiencias, novas necessidades, novas aventuras.
Beijos, abraços e muita abertura e fechamento de Gestalt !
Laís, gostei muito de seus posts, que essa seja mais uma Gestalt aberta em sua vida que dará muitos frutos!! Beijos
ResponderExcluirObrigada Wivian!!! ;*
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ExcluirNossa que explicação maravilhosa! Muito obrigada pelo conteúdo!
ResponderExcluir