Bom dia Gente!!!
A relação mãe-bebê é uma relação fundamental para o desenvolvimento da criança. O bebê é um ser com muitas necessidades e poucos recursos para satisfazê-las, assim o meio precisar prover estas necessidades para que ele se desenvolva, aprendendo dia-a-dia a comunicar-se com esse meio e buscar por si esses recursos.
Entre essas diversas necessidades apresentadas pelo bebê, fome, sede, sono, etc., também estão presentes as necessidades psicológicas, de carinho, atenção, aprovação e afeto. A forma pela qual a mãe atende essas necessidades é fundamental para o desenvolvimento do bebê. Qual o vínculo essa mãe estabelece com essa criança? Como ela o olha? Como conversa com ele? Como brinca?
É a partir desta primeira relação que a criança vai tendo contato com o mundo, vai se diferenciando deste mundo, vai se sentido amado, querido, valorizado.
Essa relação precisar ser desenvolvida não somente entre a mãe e o bebê, mas também entre o pai, os avós, tios, etc. Muitas vezes, na falta da referência da mãe e do pai, outras pessoas podem desenvolver esse vínculo com a criança e atender suas necessidades afetivas satisfatoriamente.
Essas primeiras relações são fundamentais para o desenvolvimento deste serzinho, mas não são determinante. Esse bebê conforme vai se desenvolvendo vai se engajando em outras relações que também são muito significativas para a sua construção. Amiguinhos, escola, babás, cuidadores, padrinhos, madrinhas, etc. É nas relações e a partir delas que vamos nos identificando, vamos desenvolvendo nossa autoestima, nossa autoimagem e nossos gostos. A Relação é a base para o desenvolvimento.
Vídeo sobre o tema no canal:
https://www.youtube.com/watch?v=d2z2r3mkvXI&feature=youtu.be
Beijos, abraços e até mais.
Comentários
Postar um comentário